
IMPRESSÃO 3D
As impressoras 3D são uma tecnologia já conhecida há alguns anos, porém o uso dessa tecnologia na construção civil é, ainda, bastante recente e pouco empregado, além de estar em fase de aprimoramento.
Essa nova tecnologia é capaz de utilizar diversas produtos como matéria prima, a citar: concreto ecológico e, como é o caso na Itália, mistura de lama e fibra de vidro (para construção de moradias populares).
É interessante ressaltar que os grandes atrativos dessa nova ferramenta são: curto tempo de construção, maior organização no canteiro de obras, redução de mão de obra e tudo isso implica, consequentemente, em redução de custos.
A empresa chinesa WinSun, pioneira no uso de impressão 3D na construção civil, já chegou a construir dez casas em menos de 24 horas, além de um prédio. A norte-americana Apis Color anunciou ter desenvolvido uma impressora capaz de imprimir uma casa de 38m² com custo de menos de 10 mil dólares e que promete resistir por mais de 50 anos.
Assim, essa nova tecnologia, apesar de muito recente, já apresenta resultados bastante significativos para o desenvolvimento da engenharia civil, que, portanto, continua a ter sua história em construção.
Como a engenharia civil está intimamente ligada ao corpo social e suas necessidades, pode-se pensar que a impressão 3D é alimento à esperança de melhorar a questão do déficit habitacional que é fato em boa parte do mundo, pois poder-se-á construir casas duráveis e a preços mais acessíveis, além do uso de materiais mais sustentáveis.