top of page

BARREIRA DE ST. FRANCIS

Em 1924, na Califórnia, a Barragem de St Francis rompeu após não aguentar a pressão do lago sobre suas paredes, foram liberados 47 milhões de litros de água sobre o vale de Santa Clarita. A água foi devastadora por onde passou, no final, a contagem de mortos e desaparecidos passava de 450.
O desastre foi causado por falhas de engenharia e por omissão, o projeto tinha um único responsável, William Mulholland, o que, atualmente, não é algo aceitável devido às grandes responsabilidades. Além disso Mulholland não levou em conta as características do solo local para que a estrutura aguentasse a pressão, algo que, posteriormente, em um estudo de caso de J. David Rogers, da Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri, foi revelado ter sido uma das causas do desastre.
A omissão se deu pelo fato do engenheiro responsável ter sido avisado de rachaduras e vazamentos de água por funcionários, mas ignorou os avisos e sempre dizia que aquilo era normal em uma obra daquele porte. A omissão ficou mais clara no momento em que o engenheiro havia feito uma inspeção na barragem 5 horas antes dela ruir e afirmara que estava tudo correto.

Barreira de St. Francis: Inner_about
bottom of page